terça-feira, 27 de novembro de 2007

Falando de Amor

Em seu livro "A Iluminação através do Aikido" Kanshu Sunadomari sempre se reporta a uma certa faixa que O'Sensei escreveu e lhe presenteou, acho que em 1954 quando Sunadomari começou a ensinar Aikido em Kumamoto. O texto, conhecido como "O Espírito do Manseido Aiki", diz:

Aiki é AMOR. É o caminho que leva nosso coração à união total com o espírito do universo de modo a completar nossa missão na vida, enchendo-nos de AMOR e reverência por toda a Natureza.
Aiki é maior do que o "self". Não só tira a hostilidade de nosso coração mas, ao transformar aqueles que nos parecem inimigos não mais em inimigos, nos leva à perfeição absoluta de nosso "self".

Essa arte marcial é o caminho e o chamado supremo para a união do corpo e do espírito dentro das leis do Universo

Sonadomari várias vezes se reporta a este texto e dá a entender que foi um dos fatores da sua iluminação, ou da forma como ele evoluiu no seu Aikido. Muitas vezes lemos coisas sem procurar o seu verdadeiro significado. Lógico que esse significado pode ser mudado nas traduções do japonês para o inglês e, após, do ingês para o português. Mas como fazer para recuperar esse significado perdido? Deste modo começo pela terceira palavra AMOR. Qual é o significado de AMOR?

Outro livro, "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter, fala que para a língua grega amor tem quatro significados distintos. Há quatro palavras para designar "amor": eros, storgé, philia e ágape.
Eros
expressa uma espécie de amor estético, romântico. E em eros existe algo de belo, mesmo nas suas expressões românticas. Alguns dos mais belos exemplos de amor no mundo foram expressos dessa maneira. Eros deriva da palavra erótico, e significa o sentimento baseado em atração sexual e desejo ardente.
Philia
designa uma espécie de amor que a gente sente pelas pessoas com que nos damos bem e que também sentem esse mesmo amor por nós.
É o amor social, amor de amigo, de afinidade, patriótico, cívico. É a necessidade de compartilhar algo com alguém. Envolve afeição, e é o que chamamos "amizade".
Storgé é o amor familiar, amor natural de pai para os filhos, do tio para o sobrinho, e vice-versa. Envolve reciprocidade e homogeneidade. É afeição, especialmente com a família e seus membros.
Ágape é compreensão, boa vontade ativa e redentora para com todos os homens. Ágape é um amor espontâneo que nada espera em troca. Os teólogos diriam que é o amor de Deus agindo no coração humano. Quando a gente ama alguém a este nível, ama todos os seres humanos não porque se gosta deles, não porque o seu modo de ser me agrada, mas porque amamos. É um amor incondicional, baseado no comportamento com outros, sem exigir nada em troca. É o amor da escolha deliberada.

Uma interpretação apropriada para a nossa questão seria o amor ágape que poderia ser entendido como: amor é o que o amor faz.
Deste modo essa definição de AMOR é de como nós devemos nos comportar perante alguém e não o sentimento ou a emoção por esse alguém.

Poderíamos citar Jesus Cristo:
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14
E o segundo (mandamento), é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:31 e Mateus 22:39
Ou seja, este mandamento é o mais importante, pois engloba todos os outros nove.
Como pode o segundo mandamento, que me parecia quase impossível de seguir (obedecer) possa agora se tornar muito mais fácil, simples. Antes eu pensava: como eu poderia ter um sentimento bom por alguém que eu não conheço, ou melhor por aquele cara que me deu uma fechada no trânsito, ou por aquele outro que furou a fila na entrada do estádio. Agora, eu posso me comportar bem (educadamente) com alguém que eu não conheço, ou pelo mesmo cara que me deu uma fechada no trânsito, ou pelo outro do estádio.

Voltando ao começo desse texto, Aiki é AMOR. É uma ferramenta (meio) pelo qual nós podemos nos comportar com qualquer pessoa, da mesma forma como gostaríamos que ela se comportasse conosco.

Por isso, parafraseando Jesus Cristo, ama ao teu próximo como a ti mesmo. Faça para o teu próximo o que você quer que ele faça a você.
Tenha um comportamento na sociedade em que você vive como você gostaria que as outras pessoas se comportassem.
Tenha um comportamento no treino como você gostaria que as outras pessoas tivessem.
Treine da forma que você gostaria que as outras pessoas treinassem.
Sinta...
Viva...