segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ásanas - primeira parte


Ásana é uma palavra em sânscrito que significa sentar. Outra descrição pode ser encontrada como, sentar em posição firme e confortável para a meditação visando a busca da compreensão do Eu.
A prática de ásana desenvolve uma musculatura flexível, e ossos e tendões resistentes, bem como o massageamento de órgãos e glândulas, e o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas. A tradição indiana também enumera como benefício acalmar a mente para a meditação e equilibrar do fluxo da energia interna.
Vajrásana (postura do diamante) ou Seiza
Na Hatha Yoga esta posição é chamada de vajrásana ou postura do diamante.
Para isso deve-se ajoelhar no solo afastando os joelhos aproximadamente por dois punhos. Sentar-se de modo que as nádegas repousem sobre ou entre os calcanhares e com os dedos maiores próximos um do outro ou sobrepostos. A coluna fica bem alinhada, isto é, ereta e a parte inferior das costas para frente de modo que se forme uma curva em S na espinha dorsal. O quadril deve ficar encaixado e os ombros relaxados deixando os braços caírem naturalmente, deste modo o peso do corpo deve ser centrado num ponto entre o topo dos pés e os joelhos, mais na direção dos pés.
A cabeça deve repousar solta no topo da coluna. As orelhas devem estar alinhadas com os ombros e o nariz em linha com o umbigo. Pondo o nariz nessa posição as costas movem-se levemente para fora da posição vertical. Empurrar o queixo levemente e esticar a base do pescoço resultando como se alguém o puxasse pelo cabelo para alongar a coluna vertebral. Para encontrar essa linha central pode-se balançar em círculos sobre as costas, parando suavemente até atingir uma posição de equilíbrio. Este centro é importante para prevenir cãibras ou fadiga enquanto se está sentado.

O seiza tonifica as articulações, os nervos e os músculos das pernas amenizando significativamente casos de dores ciáticas, assim como ajuda a aliviar as dores reumáticas nos joelhos e tornozelos. Altera o direcionamento do sangue e dos impulsos nervosos na região pélvica fortalecendo os músculos e órgãos dessa área. Alivia hemorróidas, flatulência e hérnias. Estimula uma boa digestão, pois eleva a eficiência do sistema digestivo, aliviando disfunções estomacais como hiperacidez e úlcera péptica (lesão do revestimento (ou mucosa) do esôfago, estômago ou duodeno).
Na área emocional promove estados de calma, serenidade e predispõe muito à meditação.
Sentar calmamente usando a postura de seiza é uma maneira de superar os temores generalizados da vida e o medo subjacente da morte. É um excelente meio de regular as funções do corpo. Pode trazer a mente mais perto do mundo "como ele é", numa atitude mais apropriada que o foco habitual em "como ele deveria ser". Em outras palavras, seiza é um método de passar através das ilusões da vida diária. Quando sentado, os círculos sem fim de pensamento, tão danosos à saúde mental, são rompidos e o claro frescor do simples viver no mundo é por fim liberado para aflorar.
Além de tudo isso aumenta o fluxo de Ki.