quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Exercícios ajudam a dormir melhor?

Estudos sugerem que ser mais ativo durante o dia pode levar a um sono melhor à noite.

A TEORIA: Exercite-se mais durante o dia e você dormirá melhor durante a noite.

OS FATOS: Há muito tempo se afirma que atividades físicas regulares e uma boa noite de sonho caminham lado a lado. Gastar mais energia durante o dia, diz o ditado, faz você ficar mais cansado à noite.

Porém, apenas recentemente os cientistas buscaram descobrir precisamente em que nível isso ocorre. Um amplo estudo publicado este ano buscou respostas ao fazer com que crianças saudáveis usassem actígrafos – pequenos dispositivos que medem movimento – e observaram se mais movimentos e atividades durante o dia significavam um sono melhor à noite. Os resultados deveriam ser especialmente esclarecedores para os pais.

O estudo descobriu que o tempo levado para pegar no sono, uma vez na cama, variou de apenas 10 minutos para algumas crianças até mais de 40 minutos para outras. No entanto, a atividade física durante o dia e o tempo para pegar no sono à noite estiveram intimamente ligados: cada hora de atividade sedentária durante o dia resultou em três minutos adicionais para conseguir adormecer à noite. E as crianças que caíram no sono mais rapidamente acabaram dormindo mais, obtendo uma hora extra de sono para cada redução de 10 minutos no tempo levado para adormecer.

Estudos em adultos alcançaram resultados gerais similares, mostrando que um aumento na atividade física melhora o início do sono e aumenta a duração do sono, particularmente em pessoas que têm problemas para dormir.

A CONCLUSÃO: Estudos sugerem que ser mais ativo durante o dia pode levar a um sono melhor à noite.

Autor: Anahad O'Connor Do New York Times News Service
Fonte: Uol Ciência e Saúde