segunda-feira, 19 de março de 2012

Chinkon e Kishin - primeira parte

Chinkon é definido como aquietar e acalmar o espírito e kishin é determinado como retornar à fonte ou Kami (poder superior, consciência divina), o que se refere a atingir um profundo estado contemplativo em que se está apoiado no universo divino. São utilizados com a finalidade de preparar a mente para a formação e para aprender a desenvolver o Hara.
Chinkon e kishin são geralmente praticados juntos, sendo que a primeira parte, chinkon, envolve a revitalização dos sentidos e a concentração do espírito, e a segunda parte, kishin, abrange um estado meditativo alerta. Kisshomaru Ueshiba disse que é “um método para atrair a essência divina para nosso próprio centro”.
Dan Penrod1 escreve que “chinkon reúne os espíritos das almas que vagueiam no éter até o Tanden enquanto kishin ativa estes espíritos”.
E nas palavras de Morihei Ueshiba: “este eu não é outro senão o universo”.
Para o chinkon pode-se recorrer à três métodos que serão apresentados nos próximos posts.