terça-feira, 4 de setembro de 2007

Tenbin

O bastão é provavelmente uma das primeiras armas que o homem usou para se defender ou caçar. Era facilmente encontrado e não era muito difícil de manejar. O bo provavelmente teve origem num bastão chamado tenbin, que era posto ao longo dos ombros para transportar peixe ou baldes de água.
Tenbin também pode ser entendido como uma balança, que tem o mesmo princípio do bastão para trasporte.
Como técnica o tenbin deve ser aplicado com muito cuidado para não lesionar o seu companheiro de treino. Por isso aconselha-se a executar a entrada em Yin (lado interno do braço) e depois na projeção em Yang (lado externo do braço).
Ainda na entrada, não bater no cotovelo do uke e sim utilizar o seu braço como um rolo (rolo de amassar pão ou massa). Faça com que o braço do seu parceiro de treino role sobre o seu braço até chegar na posição certa.
Seu braço deverá estar orenaite (braço inflexível - impossível de se flexionar) e próximo do seu hara para que o uke fique desequilibrado e na ponta dos pés.
O cotovelo não deve ser utilizado como ponto de apoio para a projeção (ou simplesmente projetar o parceiro pelo cotovelo), deve-se desequilibrar o uke através do ombro, sendo o cotovelo apenas a ferramenta para que isso aconteça. Da mesma forma o nage deverá iniciar a projeção pelo quadril e rotacionando a mão (e assim seu braço) de Yin para Yang, assim todo o corpo do nage funcionará como uma onda.