sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Ude garami

Ude garami

Técnica também conhecida como chave de braço ou controle do braço, onde se utiliza o braço como uma alavanca.

O nage deverá segurar o punho do uke com uma mão e com a outra passando por trás do braço (do uke) segurar seu próprio punho (ou a manga do dogi) fazendo um triângulo.
Os punhos deverão ficar alinhados, pois se dobrá-los o movimento ficará fragilizado.
Utilizando esse mesmo princípio, deve-se procurar dobrar o punho do uke.
Existem outras formas onde não se segura o pulso, somente executa-se a chave de braço contra o braço ou cotovelo do uke.
Nas imobilizações procurar sempre prender o ombro do uke no chão.

Anatomia:

O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior.
É uma articulação complexa apesar de ligar apenas três ossos, o úmero à ulna e ao rádio. A ligação do úmero à ulna (ou cúbito), na parte posterior e externa do braço, funciona como uma dobradiça; a ligação ao rádio, do lado interno, funciona como um pivô, permitindo a rotação do antebraço.
É possível sentir os dois côndilos do úmero, embora o exterior esteja coberto pelo músculo braquial. Na parte posterior média do cotovelo, pode sentir-se a grande apófise olecrânica do cúbito que, quando braço está estendido, se encontra entre os dois côndilos do úmero. Entre esta apófise e o côndilo interno existe uma reentrância onde se encontra alojado – e sem quase nenhuma proteção - o nervo ulnar, que dá a sensação de choque quando contundido.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cotovelo