terça-feira, 27 de abril de 2010

Anvisa regulamenta categoria de alimentos para atletas

De acordo com recomendação da Agência, apenas atletas que praticam exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso, devem consumir esse tipo de alimento 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta, nesta terça-feira (27), nova regulamentação de alimentos para atletas. De acordo com recomendação da Agência, apenas atletas que praticam exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso, devem consumir esse tipo de alimento.
Já para suprir as necessidades nutricionais de quem pratica atividades físicas como forma de lazer, estética ou promoção da saúde, uma dieta saudável e balanceada é suficiente. Participam da entrevista coletiva a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito, e a gerente de Alimentos da Agência, Denise Resende.
A regulamentação de alimentos para atletas ficou em Consulta Pública por 90 dias e passou por duas reuniões técnicas de discussão sobre o tema.

Autor: Ascom
Fonte: ANVISA

Se alguém mais se interessar por alimentação, no site da ANVISA tem muitas informações sobre isso.
Eu destaco esses três livros que podem ser baixados no site.

Vendendo Saúde – A História da Propaganda de Medicamentos no Brasil

Uma viagem literária que narra como a propaganda de medicamentos, a partir do século XIX, determinou os  hábitos brasileiros de consumo desses produtos até os dias de hoje. O livro mostra como e por que o Brasil alcançou a posição de figurar entre os dez maiores mercados de produtos farmacêuticos. Tudo contado de forma envolvente, de modo a levar o leitor da primeira à última página do livro, sem que se dê conta do tempo.



Seis (6) coisas pra você saber antes de se medicar

Folder com dicas e orientações pontuais sobre medicamentos, embalagens, intoxicações e sobre propaganda de medicamentos. Além de dicas, o folder também apresenta telefones úteis para a comunidade.



Alimentação Saudável: Fique Esperto

Colorida e didática, a cartilha traz para a linguagem infantil conceitos complexos da alimentação, como a definição sobre o que é nutriente e gordura trans. O jovem leitor também entende o porquê de a propaganda de alimentos ser uma preocupação da Saúde Pública.