terça-feira, 20 de abril de 2010

Exercício para prevenir o ganho de peso

Qual a quantidade de exercício para prevenir o ganho de peso?

Estudo publicado na edição de 24 de marco do The Journal of the American Medical Association

Perder peso é difícil, e manter o peso pode ser ainda mais duro. Assim, pesquisadores de Harvard decidiram determinar exatamente a quantidade de atividade física necessária para mulheres de meia-idade evitarem o ganho de peso à medida que elas envelhecem.

Os pesquisadores descobriram que uma hora de atividade moderada por dia – incluindo atividades recreativas, como caminhada rápida, pedalar por lazer, dança de salão e brincar com as crianças – evitava que as mulheres de peso normal ganhassem mais de 2,26kg ao longo de um período de 3 anos. Metade dessa quantidade em atividades vigorosas, como corrida, jogging ou pedalar rápido, também tem o mesmo efeito.

No entanto, as mulheres que fizeram a mesma quantidade de exercício, mas que eram mais pesadas no começo, não puderam evitar o ganho de peso. Nem as mulheres de peso normal que fizeram menos que sete horas semanais de atividade moderada, segundo o estudo, publicado na edição de 24 de marco do The Journal of the American Medical Association.

O ganho médio de peso ao longo do estudo de 15 anos, que acompanhou 34.079 mulheres saudáveis com uma média de 54 anos no início da pesquisa, foi de pouco mais de 2,26kg. Os pesquisadores não levaram em consideração a alimentação.

“É tão difícil perder peso e manter, então, independente do seu peso, você deve tentar mantê-lo – isso é uma vitória”, disse o principal autor do estudo, Dr. I-Min Lee, professor associado de epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

Autor: Roni Caryn Rabin
Fonte: Uol Ciência e saúde