Respiração
Rejeitar
o velho e absorver o novo (tu gu na xin) Zhuangzi.
Descrição
de exercícios respiratórios da dinastia Zhou (século VII a.C.) por
Helmut Wilhelm: Retém-se o Ki para que ele acumule. Uma vez
acumulado, dilata-se. Quando dilata, desce. Quando desce, acalma-se.
Quando se acalma, consolida-se. Quando se consolida, começa a
crescer. Quando começa a crescer, é novamente puxado e contraído
para as regiões superiores. Quando puxado, atinge o topo da cabeça.
Em cima, exerce pressão para cima. Embaixo, empurra para baixo. Quem
seguir esses princípios viverá; quem for de encontro a eles
morrerá.
A
respiração é a irmã física do Ki, pois ambos se comportam da
mesma forma, deste modo, ao centrar-se na respiração se faz
aumentar o fluxo Ki. Mas não se pode esquecer de que tudo isso é
controlado pelo pensamento, assim segundo o Tratado do Metre Wu
Yu-Hsiang: Teu poder interno deve ser controlado pela mente e pelo
espírito. Não procures controlar o teu corpo somente pela
respiração, pois isso tornará lentos e pesados os teus movimentos.
O controle do corpo pela respiração não gera poder interno algum;
só se fugires desse erro poderás gerar o mais puro e o mais forte
poder interno.
O
Ki é inalado e exalado através de qualquer parte do corpo. Mas quem
gerencia estes fluxos é o Tanden. Por exemplo, quando se
executa um tsuki, exala-se Ki a partir do Tanden
através de punho e quando se puxa alguém ou alguma coisa deve-se
inalar o Ki através do ponto de contato até o Tanden.
Normalmente,
mas nem sempre, movimentos de distanciamento ao corpo (para fora,
empurrando) são mais bem executados com exalação de Ki, enquanto
movimentos em direção ao corpo (puxar, colar) com a inalação. Com
isso o praticante deverá trabalhar a respiração durante a execução
dos movimentos, devendo esforçar-se por coincidir os dois tempos da
respiração com os diferentes movimentos, da seguinte maneira: a
inspiração corresponde a quatro tipos de movimentos: movimento de
contração do corpo ou dos braços, movimentos para cima, movimentos
de elevação, movimento aberto; a expiração corresponde aos quatro
tipos inversos: movimento de extensão, movimento para baixo,
movimento de pressão, movimento fechado.
Os
chineses consideram a inspiração com Yin, e a expiração
como Yang; este último tempo, portanto, o mais importante, é
aquele para o qual se dirige a atenção e é nele que o executante
distende progressivamente todas as partes do corpo; é também
durante a expiração que ele emitirá a energia para tocar o
adversário.