segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exercícios em duplas - Segunda parte


As três técnicas que seguem, katate tori tenkan ho, morote tori kokyu ho e ryote tori shiho giri omote ou ura, possuem muitas características similares.
As técnicas são executadas movendo o corpo para uma posição segura na qual facilmente se terá o controle do oponente quando este agarrar o pulso. Inicia-se o movimento uma fração de segundo antes do oponente o segurar pelo pulso. Deve-se buscar sentir para onde o oponente está direcionando a força e, sem ir de encontro a essa força, procurar controlá-lo, ou seja, ele deve estar constantemente guiado e preso ao movimento.
Os movimentos deverão ser executados de forma estável e centrados no quadril, mantendo as mãos em orenaite e sempre próximas do Hara.
A rotação das mãos ou pulsos, como na maioria das técnicas, é de fundamental importância.

Katate Tori Tenkan Ho

Esta técnica é executada na posição guiaku e o oponente segura o pulso contrário do nage. Assim quando o pulso for agarrado, deve-se executar o tenkan movendo-se para uma posição ao lado do uke.

 

Morote Tori Kokyu Ho


Esta técnica é executada com o uke segurando o pulso do nage com as duas mãos. Quando o pulso for agarrado, deve-se direcionar o movimento para o lado e após para cima.


Ryote Tori Shiho Giri Omote ou Ura


O uke segura as duas mãos do nage. Quando o pulso for agarrado deve-se direcionar o movimento para o lado e após para trás.