terça-feira, 8 de novembro de 2011

Kokiū

“(...) Nesse particular chamamos a atenção para a tradução da palavra japonesa kokiū, breath (respiração), na tradução inglesa de Taitetsu Unno. Na verdade, kokiū, é o resultado da alternância entre Ying e o Yang de todas as partes do ser humano e do Universo, e não apenas a respiração do ar através dos pulmões. A falta de uma palavra adequada para traduzir esse vocábulo confundiu, e ainda confunde, muitos praticantes do Aikidō, motivo pelo qual decidimos traduzi-lo por pulsação.
O objetivo principal do Aikidō seria a harmonização entre a pulsação universal e a pulsação individual, que deveriam entrar em ressonância e pulsar na mesma nota, sugerindo então o nen, a intenção do homem com o Universo. Nessa etapa, surgiria o Takemussu Aiki, o estágio máximo do Aikidō, no qual o ser humano, livre das impurezas (sumi-kiri), resgataria sua divindade. Consequentemente, nesse estado, ele passaria a criar técnicas marciais perfeitas e passaria a sentir que ele não só faz parte do Universo, mas que é o próprio Universo pulsante, tornando o seu Aikidō uma arte invencível, uma arte dos deuses pois, quem atacasse o aikisoísta desse grau, estaria atacando o próprio Universo.”

(Fonte: Ueshiba, Kisshōmaru. O Espírito do Aikidō. São Paulo: Cultrix; 1984. pg.9-10. Kisshōmaru Ueshiba, O Dōshu do Aikido, terceiro filho de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikidō, nasceu em 1921.)