A Visão Chinesa
Na
China Ch’i ou Qi é frequentemente traduzido como ar ou
respiração, por exemplo, o termo chinês que significa respiração
é tiānqì, ou a respiração do céu.
Ch’i
é a essência ou substância responsável por tudo que existe no
universo. Ele permeia tudo e compreende tudo. Ch’i é o
alento, a força vital e nutridora que está no centro do crescimento
e desenvolvimento do Universo, da Terra e da humanidade. Não existe
um termo que possa traduzir essa palavra nas línguas ocidentais de
uma forma que não seja vinculada a conceitos espiritualistas.
Nas
palavras de Chuang Tsé quando o Ch’i se condensa, sua
visibilidade torna-se evidente de modo que existem as formas. Quando
se dispersa, sua visibilidade não é mais evidente e não há mais
formas. O Grande Vácuo (Wu Chi) não pode consistir senão em
Ch’i; este Ch’i não pode condensar-se senão para
formar todas as coisas; e essas coisas não podem senão dispersar-se
de modo a formar o Grande Vácuo.
Há
milhares de anos, os taoístas chineses formularam a teoria de um
poder eterno que move o universo e deram a esse poder supremo o nome
de Ch’i. Segundo a legendária teoria do Yin Yang,
o Ch’i exerce o seu poder ininterruptamente, transitando de
maneira equilibrada entre o poder positivo (construtivo) e o negativo
(destrutivo). O Ch’i se expressa sempre buscando o
equilíbrio e a harmonia entre os opostos (quente e frio, positivo e
negativo, bem e mal, etc). Não há de fato uma separação, mas sim
uma constante busca pelo equilíbrio.
Para
a medicina tradicional chinesa o equilíbrio entre o Yin e
Yang é mantido por intermédio de um fluxo contínuo de Ch’i,
ou energia vital, que corre ao longo de um sistema de meridianos que
contém os pontos utilizados na acupuntura. Sempre que o fluxo entre
Yin e Yang for bloqueado, o corpo adoece; a doença
pode ser curada fixando agulhas nos pontos de acupuntura para
estimular e restaurar o fluxo de Ch’i.
Originalmente,
Ch’i era aquilo que diferenciava as coisas com vida das
coisas sem vida.
O processo da vida
humana baseia-se na interação das forças Yin e Yang.
Nossa vida cresce, modifica-se e segue um ciclo natural que termina
na morte. Os antigos chineses explicavam esse ciclo como um processo
de crescimento e diminuição do Ch’i. É o Ch’i
que determina as condições mentais e físicas do ser humano. O modo
pelo qual o Ch’i se expressa é o que habitualmente se chama
de natureza das coisas.
Com o desenvolvimento
dessa filosofia, o conceito de Ch’i foi ampliando, cada vez
mais, sua gama de significados e aplicações. Desta forma
desenvolveu-se o trio Jing, Ch’i, Shen: Essência,
substância, e energia espiritual, ou de outro modo, o termo Três
Preciosidades (san
bao - 三寶)
que se refere aos três aspectos considerados pelo Taoísmo
como fundamentais para a existência do corpo humano. Estes conceitos
são referências básicas para a compreensão da medicina
tradicional chinesa, da meditação Tao Yin, das práticas de Chi
Kung e das artes marciais chinesas internas.
As Três
preciosidades são:
- Jing 精 – (Essência) É um termo chinês geralmente traduzido como essência, ou seja, a natureza íntima das coisas; aquilo que faz que uma coisa seja o que é, ou que lhe dá a aparência dominante; aquilo que constitui a natureza de um objeto. O homem nasce com uma certa quantidade de energia vital, chamada Jing. Essa essência é necessária à existência do homem, mas ela é apenas uma parte da essência vital. O poder interno gerado pelo trabalho com o Ch’i é chamado atualmente de nei Jing. O Jing manefesta-se sob ação do Shen.
- Ch’i氣 – (Energia Vital) A palavra chinesa Ch’i significa literalmente ar, poder, movimento, energia ou vida. Segundo a teoria do T’ai Chi, o significado correto de Ch’i é energia intrínseca, energia interna ou energia original, eterna e suprema, ou ainda força vital, ou essência vital da pessoa, que também está presente em animais, plantas, e todos os seres vivos.
- Shen 神 – (Espírito) É uma palavra chinesa muitas vezes traduzida como espírito ou alma. Pode-se ainda encontrar como designação de mente ou consciência. É uma forma de energia muito mais elevada do que o Ch’i e tem, para aquele que a conhece, características muito diferentes. O Shen vitaliza o corpo e a consciência e fornece a força da personalidade. A concepção de Shen como espírito implica em uma existência material que é diferente da idéia ocidental, assim Shen é uma parte integral do corpo e não algo separado dele. É o aspecto mais universal do homem. Atua como gerenciador da vida sendo o elemento fundamental de todas as funções e estruturas e suporte das manifestações psíquicas, mentais e emocionais do homem.
Segundo a visão
taoísta, estes três elementos integram o corpo físico, material,
visível e o corpo energético, imaterial, invisível, sendo
interligados, podem ser cultivados de modo a se fortalecerem
mutuamente através das práticas corporais e de meditação
associadas à medicina tradicional chinesa.
Assim,
pode-se dizer que o corpo físico (Jing) contém energia
(Ch’i) e que essa energia contém o espírito (Shen),
que é sem forma e intangível. Neste caso o Ch’i é a ponte
entre matéria e espírito.
Outro
conceito é que o Ch’i seria o elemento básico do qual
todas as coisas são feitas. As diferenças não seriam que algumas
coisas tinham Ch’i e outras não, mas sim um princípio que
determinava como o Ch’i estava organizado e funcionava.
Na
prática marcial, o Ch’i
manifesta-se na forma de Jing,
sendo projetado diretamente contra o oponente, não sendo possível
sentir o Ch’i da outra pessoa, mas só o Jing dela;
mas somos capazes de sentir nosso Ch’i, e não o nosso Jing.
Mesmo após muitos anos de treino, pode-se ter
uma quantidade incrível de Ch’i
armazenado e ainda assim ser incapaz de tornar esse Ch’i
em Nei Jing,
o poder interno.
Shen
se manifestaria através de Jing e Ch’i,
sendo o primeiro a matéria-prima; o segundo, o movimento, o agente
de transmissão e de transformação; é a morada central e
criadora que engloba e transborda os dois primeiros.
Além
disso existe um outro termo chinês, Li (李),
que é a força física que resulta do movimento do corpo (força
física ou muscular). Li exige um movimento físico direto, ao
passo que Jing resulta apenas de um movimento indireto.
Enquanto Ch’i é controlado pela mente, Li é
desencadeado pelo mecanismo físico.