Tanden
Hara
é a região abdominal onde o Ki se acumula, mas o ponto central de
onde esta energia flui para todo o corpo é conhecido por Tanden
ou Saika-Tanden (em japonês) e Dantian ou Tan
tien (em chinês, 丹田)
significando em chinês campo de cultivo. Por ser um termo de origem
chinesa relaciona-se às práticas de meditação, à medicina
tradicional e às artes marciais orientais. É um local focal
fundamental na prática da meditação Tao Yin, refere-se
especificamente ao ponto físico de gravidade do corpo, situado no
abdômen a cerca de 5 cm abaixo e 5 cm para dentro em relação ao
umbigo. De acordo com a maioria dos textos antigos chineses, situa-o
7,62 cm abaixo do umbigo. Segundo Karlfried Graf Durckheim “Tanden
é o ponto de gravidade como tal, a uns 5 cm abaixo do umbigo e que é
o resguardo no Hara solidificado”.
Nas
tradições chinesa e japonesa, este centro físico de gravidade do
corpo humano é considerado a morada da energia vital (Ki). O Ki
gerado na prática da meditação e das artes marciais internas é
armazenado no Tanden, sendo que a capacidade da mente de se
concentrar e de movimentar essa energia aumenta com a prática.
Quando
se mentaliza o fluxo do ar, na respiração, fluindo pelo corpo até
o Tanden, a energia vital realmente passa a emanar. Para o
taoísmo, a força espiritual da intenção (tan) está
plantada no Tanden e pode ser ativada pela respiração nesse
ponto. Então, levar Ki pela respiração ao Tanden é a forma
de ativar nossa energia interior. Ativado, o Tanden faz
circular o Ki pessoal pelos canais e meridianos, levando vitalidade a
todo o organismo, energia que assume a forma física nos diversos
líquidos corporais.
Alguns
textos chineses aprofundam a explicação deste conceito de Tan
tien, definindo três áreas distintas de cultivo da energia
vital:
- Tan tien Inferior (na altura do abdômen, como descrito acima) é associado à energia física, e por vezes à sexualidade.
- Tan tien Médio (na região do Plexo Solar), relacionado à respiração e à saúde dos órgãos internos.
- Tan tien Superior (atrás do ponto médio entre as sobrancelhas), ligado à consciência e à mente (shen).
Embora,
os três sejam utilizados na alquimia taoísta, em artes marciais
quando se fala em Tan tien, refere-se ao Tan tien
Inferior, também chamado Mar de Energia.
O
movimento começa no centro do Hara o Tanden ou ponto único
que é onde a mente do praticante do Aikido deverá estar focalizada.
Pode-se
utilizar uma analogia para um melhor entendimento entre Hara e
Tanden. Hara é um círculo e Tanden é o centro desse
círculo. Um depende do outro para existir. Sem um centro não há
como fazer um círculo e um centro sem um círculo é só um ponto.
Outra
analogia entre Hara, Tanden, Ki, Kokyu e a mente pode
ser utilizada para uma compreensão entre esses cinco aspectos.
O
Hara poderia ser entendido como um vaso ou receptáculo.
O
Tanden seria um ponto único dentro do Hara e, nessa analogia,
como uma semente.
Quem
cuida do plantio e do crescimento dessa semente é a mente.
Quando
essa semente está pronta ela gera frutos ou flores que pode ser
entendido como o Ki.
A
mente, quando concentrada, utiliza a respiração (Kokyu) como
uma forma de controle do crescimento dessa semente e de seus frutos
ou flores.
Desta
forma quando bem cultivado o Tanden
pode crescer e
aumentar até ocupar todo o Hara. Quando completo ou cheio pode fazer
fluir o Ki excedente pelo restante do corpo (pernas e pés, ombros,
braços, pulsos e dedos). Quem poda e cuida em qual direção o Ki
poderá fluir é a mente.