segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como cultivar o Ki - sétima parte

-->
  • Caminho do Tanden até o topo da cabeça: Inspirar o ar pelo nariz, conduzi-lo ao Tanden, e então deve-se fazê-lo girar e na expiração conduzi-lo, ao longo da coluna vertebral, até o topo da cabeça e, após, sair pelas narinas.
Outra forma é, a partir do Tanden, durante a inspiração, enviar o Ki pela coluna vertebral acima até atingir o topo da cabeça. Pode-se depois inverter o caminho, durante a expiração, conduzindo-o para baixo, pela coluna, até o Tanden e depois para cima, pela frente, até as narinas afora, ou senão do topo da cabeça até o ponto intermediário entre as escápulas.
  • Caminho do Tanden até as mãos: depois de obtido o sucesso na prática das etapas anteriores, pode-se passar a dirigir (durante a exalação) a sensação do Ki para cima, ao longo da coluna vertebral, partindo da base da coluna até um ponto situado bem no meio das duas escápulas, passar pelos ombros, descer pelos braços e chegar até o centro das palmas das mãos; ao mesmo tempo deve subir pela coluna vertebral, partindo do Tanden, passar pelo topo da cabeça e sair pelas narinas. Na exalação, deve-se dirigir o Ki simultaneamente por esses dois caminhos.