segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Como Cultivar o Ki - Respiração pelos Cinco Pontos - Segunda parte


Como último estágio, além de se respirar pelo Baihui, guia-se o Ki, inspirado até o Tanden pelos quatro pontos, através da coluna vertebral, também, até o ponto Baihui. Desta forma nutre e energiza-se o cérebro com o Ki. De acordo com Jwing-Ming Yang1, quando isso acontece o Shen aumenta e o poder físico pode ser manifestado com a sua máxima eficiência.

O ponto Baihui pode ser relacionado com o chacra Sahasrara, na Yoga, sendo o sétimo e o mais importante dos chacras, situa-se no alto da cabeça e refere-se com o padrão energético global da pessoa. A estimulação deste chacra tem o princípio de dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano. Conhecido como o chacra da coroa, através dele recebe-se a luz divina. Revitaliza o cérebro fornecendo uma percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.

A respiração pelo ponto Baihui é também relacionada com a Respiração do Tanden Superior, e significa, neste caso, respirar através do terceiro olho (Ajna: O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como terceiro olho na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil). Este tipo de respiração é crucial para o crescimento da vitalidade espiritual, além de aumentar a eficiência da respiração pelas mãos e pés. 
 
1Jwing-Ming Yang: (1946 - ) mestre de Tai Chi Chuan e Kung Fu.