segunda-feira, 4 de março de 2013

Como Cultivar o Ki - Respiração pelos Cinco Pontos - Terceira parte


Recomendações


Para executar a série de exercícios de controle do Ki pela mente, através da respiração, descritos anteriormente, deve-se levar em conta algumas recomendações:

Lembrar sempre que o Ki se comporta como a água, portanto ele deve sempre ser conduzido e nunca empurrado. Quanto mais se empurra o Ki, mais tenso fica e mais difícil ficará a sua circulação. Desta forma deve-se conduzir o Ki com uma grande calma do espírito. Escreve Chen Pinsan1: “o Ki verdadeiro circula, a partir dos pés, como uma roda nos Vasos de Concepção e Governador, os membros têm a estabilidade das montanhas, os pensamentos já não nascem, o mecanismo celeste move-se sozinho”.

Observar o Tratado do Mestre Chang San-Feng2, que diz: “a energia interna deve ser dilatada, vibrada como o bater de um tambor. O espírito deve estar condensado no centro do corpo. Pra que isto aconteça a cintura deve estar relaxada e os quadris puxados para baixo, a fim de não dificultar a circulação do Ki nessa região e de assentar a bacia, portanto, dar grande estabilidade ao corpo. Por outro lado, o relaxamento da cintura favorece a circulação do Ki no meridiano da cintura, um dos oito meridianos extraordinários (curiosos), que circunda várias vezes, encerrando todos os outros meridianos”.

Se através dos exercícios de flexibilização e condução do Ki, de acordo com os processo descritos anteriormente, sente-se calor e umidade nos pés e nas mãos e todo o corpo transpira, desta forma sabe-se que o exercício foi eficaz.

1Chen Pinsan: (1849 – 1929) mestre de Tai Chi Chuan, conhecido como Chen Xin.
2Chang San-Feng: mitológico monge taoísta chinês do século XIII.