segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ginástica laboral

Ginástica laboral nas empresas evita afastamentos e gastos com colaboradores
Empresários devem repensar em implantar na empresa a atividade
Alongamento para proporcionar melhor qualidade de vida para o funcionário é um dos benefícios mais bem direcionados dentro de uma empresa. O simples fato de contratar um profissional para realizar a ginástica laboral, diminui os custos com despesas médicas e afastamentos de funcionários.

Dores nas mãos, braços, pescoço, coluna e inchaço das pernas são as principais reclamações de quem fica por mais de oito horas em frente ao computador diariamente. Por isso, as empresas que realizam medidas simples como, incentivo à atividade física, postos de trabalho adequados e implantação da ginástica laboral, terão um colaborador mais produtivo, relaxado e sem tensões de rotina do ambiente em que trabalha.

É preciso que o empregador fique atento à obrigatoriedade da execução da ginástica laboral. Isso porque ninguém que trabalha em uma empresa, onde se destina um período do dia para realizar a atividade, pode se sentir obrigado a fazê-la. Porém é preciso que as atividades contagiem e interajam com o corpo, para que o colaborador se sinta entusiasmado a praticar.

Segundo pesquisas, a Ginástica Laboral orientada por profissional da área da educação física reduz os problemas relacionados a dores, desânimo, falta de disposição, insônia, irritabilidade, promovendo qualidade de vida. Outro ponto é que o empresário não precisa ter gastos com o afastamento do colaborador.

“A ginástica laboral deve trazer alívio e relaxamento com o objetivo do bem-estar e saúde para o trabalhador, e assim a empresa também ganha, por ter menos funcionários afastados. Mas o cuidado deve ser em relação aos exercícios propostos para cada função do trabalhador, para que não possa prejudicá-lo”, diz a Bruna Morais, profissional de educação física, tutora do Portal Educação.

O Portal Educação também investe na qualidade de vida dos seus colaboradores, é exemplo que pode ser seguido por muitos empresários. As atividades acontecem duas vezes ao dia, uma em cada período, para que todos os colaboradores possam receber a ginástica laboral. “Eu confesso que depois que faço as atividades propostas, meu corpo se sente mais disposto, produzo mais. Implantar esse método foi um dos grandes benefícios para a empresa, e tenho certeza, para todos os colaboradores que trabalham no Portal”, diz Gabriela Paniago, gestora do Portal Educação.

Autor: Imprensa
Fonte: Portal Educação