segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ukemi - primeira parte


O ukemi é o rolamento ou a queda do Aikido. É uma forma de defesa para amaciar o choque de uma queda, quando se perde a estabilidade do corpo, buscando a recuperação desse equilíbrio e uma nova posição estável. Para isso quando se é jogado e direcionado para o solo, deve-se utilizar a força do movimento do oponente, seguindo a direção do movimento positivamente, evitando resistir ao chão. Deve-se rolar suavemente pelo solo e se levantar em segurança.
Um bom ukemi ajuda o praticante a não se machucar ao entrar em contato com o solo. Uma boa dica é executar a queda expirando (soltando) o ar e não trancar a respiração. O movimento fica mais suave, mais fácil de ser executado e o praticante cansa menos.
O ukemi segue o princípio da circularidade e do movimento esférico. Quanto mais parecido com uma bola for o rolamento, menos cantos e menos pontos doídos aparecerão no corpo. Consiste de rolamentos que podem ser para frente (mae) para trás (ushiro) ou para o lado (yoko) e ainda pode ser executado com a volta completa (kaiten) ou meia volta (hanten) onde se faz metade do movimento indo para trás e na seqüência voltando sem dar o giro completo. É de extrema importância na prática do Aikido, e por isso deve ser treinado diariamente.
Ushiro Hanten Ukemi
 Ushiro Kaiten Ukemi
Mae Kaiten Ukemi

Os rolamentos geralmente empregados na maioria das técnicas são os três anteriormente mostrados. Mas existem outros, que para um bom treinamento também deverão ser exercitados, como: Mae Hanten Ukemi (meia volta à frente – como o “peixinho” do vôlei), Yoko Hanten Ukemi (meia volta para o lado) e Yoko Kaiten Ukemi (volta completa para o lado).