segunda-feira, 8 de julho de 2013

Baduanjin - Primeira parte


BBaduanjin


Baduanjin (pa tuan chin) pode ser traduzido literalmente do chinês como oito peças de brocado, o nome designa uma seqüências de oito exercícios de Qigong utilizadas pela medicina tradicional chinesa como forma de manter ou recuperar a saúde e como um treino básico por diversos estilos de artes marciais chinesas. A referência às oito peças de brocado, por vezes, é explicada como uma associação entre a beleza e perfeição dos tecidos de seda e tapeçarias com a riqueza e satisfação originadas na boa saúde.
A seqüência do baduanjin se divide em oito movimentos, sendo que cada movimento corresponde a uma frase que descreve o movimento e seus efeitos. Cada técnica deve ser repetida diversas vezes e geralmente se recomenda oito repetições de cada movimento. A respiração acompanha a movimentação de modo natural, ou seja, inspirando quando as mãos vêem de encontro ao corpo e expirando quando se afastam.
Há muitas variações dos oito exercícios, em especial a forma de pé que é a mais popular, é apresentada nos posts a seguir.