segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aquecimento - Terceira parte

Relaxamento ou Desaquecimento

Análogo ao aquecimento é o desaquecimento, também chamado de resfriamento ou fase de relaxamento. Pode ser definido como a realização de um conjunto de exercícios leves imediatamente após uma atividade para que o corpo tenha um período para se adaptar ao exercício no repouso. O período de relaxamento é fundamental para os indivíduos que desejam aumentar ou manter a flexibilidade. Conforme a elevação da temperatura do tecido muscular, a sua rigidez diminui e a sua capacidade de extensão aumenta. Ou seja, a realização de exercícios de alongamento, pós-treinamento é importante para diminuir a dor muscular e como recuperação para qualquer outro exercício a ser realizado naquele dia.

Deve-se começar o desaquecimento com, no mínimo, 5 minutos após o fim do treino, executando primeiramente alguns movimentos leves até que a taxa de batimentos cardíacos diminua para o normal, e a seguir executar alguns alongamentos suaves. Deste modo se pode prevenir cãibras, travamentos e desconforto nos músculos desgastados.

O exercício leve de desaquecimento imediatamente depois da extenuação máxima é uma melhor maneira de retirar o ácido lático do sangue que o descanso completo. Além disso, se a pessoa ainda estiver dolorida no dia seguinte, ela pode executar um aquecimento leve que é uma boa maneira de reduzir a tensão e o desconforto do músculo, mesmo quando não executado imediatamente depois de um treinamento.

Sem esta fase o processo de recuperação é mais lento e incompleto, podendo vir a prejudicar desempenhos subseqüentes. O objetivo deste procedimento é facilitar o relaxamento e a recuperação muscular; reduzir progressivamente a atividade orgânica e facilitar a eliminação dos produtos residuais resultantes da atividade muscular (catabólitos).

Além do processo de desaquecimento, pode-se utilizar a massagem que tem um papel muito benéfico no treinamento da força e de flexibilidade. O massageamento de um músculo ou grupo muscular tem alguns benefícios, como: fluxo aumentado do sangue, relaxamento dos músculos massageados e remoção de catabólitos.

Por causa destes benefícios, pode-se desejar fazer da massagem uma parte regular do programa de alongamento. Imediatamente antes de cada alongamento que executar, deve-se massagear os músculos que estão a ponto de esticar, ou procurar um profissional para que faça uma massagem completa.